Flautins Matuá

Flautins MatuáFormado em 2002 e executando espetáculos de rua desde o seu surgimento, o Grupo de Pífanos Flautins Matuá atua em pesquisas e criações artísticas, tendo o pífano como elemento central e propondo em seus espetáculos a essência da brincadeira presente na cultura popular, levando o público a participar interativamente de uma viagem pelo imaginário popular brasileiro.

O pífano é uma flauta tradicionalmente brasileira, feita artesanalmente de bambu ou taboca cuja origem remete às bandas marciais européias e às flautas de taboca dos índios brasileiros. No Brasil existem as tradicionais bandas de pífano, também conhecidas como terno de zabumba ou banda cabaçal e no mais antigamente, matuá, que são conjuntos instrumentais populares que possuem um vasto repertório de melodias, de ritmos e de danças. Essa tradição existe a mais de 200 anos e é transmitida oralmente de geração em geração, principalmente no nordeste brasileiro.

Numa constante atividade de pesquisa e vivências com o universo da cultura popular, o grupo teve contato com diversas manifestações, como as bandas de pífanos, a ciranda, o cavalo-marinho, o baião, o boi, o coco, o frevo, o maracatu e um sem-número de outras formas de expressão da riqueza, da vivacidade e da diversidade da nossa cultura, que se juntaram num turbilhão cultural que resultou em diversos espetáculos multicultural, que flutua da cultura ibérica para a latinidade, sem, contudo se afastar da simplicidade de um caboclo contador de bons causos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s