Picadinho da Velha

Print

Grupo Picadinho da Velha apresenta repertório especial do compositor Guerra Peixe, em Campinas e Piracicaba

O projeto “César Guerra-Peixe: um compositor popular”, do grupo campineiro Picadinho da Velha foi contemplado pelo ProAC Gravação de Disco Instrumental 2014 e fará circulação do repertório do CD inédito em três espaços da cidade de Campinas (Teatro Municipal Castro Mendes, Centro Cultural Casarão e Auditório do Instituto de Artes) e no Sesc Piracicaba. O repertório está em processo de gravação e conta com a direção musical de Nailor Proveta e arranjos de Jayme Vignoli.

Nesta circulação o grupo contará com algumas participações especiais, a do músico Edu Guimarães (sanfona) em todas as apresentações e no dia 26 de setembro, última da temporada, também participarão os músicos Nailor Proveta (sax e clarinete) e Toninho Carrasqueira (flauta).

O projeto

A ideia deste projeto surgiu a partir do álbum Brasileiro Saxofone (2010), de Nailor Proveta, em que o músico gravou o choro Inclemência, de Guerra-Peixe. Por conta da beleza da composição e da estética distinta do choro tradicional, esta música chamou a atenção e despertou no conjunto Picadinho da Velha a curiosidade por outras obras do maestro, de instrumentação popular. O próximo passo foi visitar o Acervo Jane Guerra-Peixe, em Petrópolis, onde a sobrinha-neta e maior detentora das obras do maestro recebeu o grupo e disponibilizou as partituras originais. Assim, inicialmente, o grupo Picadinho da Velha pré-arranjou oito músicas e apresentou esse repertório no VII Encontro de Choro da Unicamp, em maio de 2014. Os professores da Escola Portátil de Música, do Rio de Janeiro, participantes do Encontro, assistiram à apresentação, interessaram-se pelo projeto e decidiram contribuir com o grupo para dar continuidade à empreitada: auxiliar nos arranjos e na execução das músicas, elevando a qualidade musical do projeto e ampliando sua margem de divulgação.

O grupo

O grupo, composto por alunos e ex-alunos do curso de Música do Instituto de Artes da Unicamp, teve início a partir da pesquisa em torno da obra popular do compositor César Guerra-Peixe e tem como principal objetivo, levar a música instrumental brasileira adiante, inovando a partir de seus elementos fundamentais. Isto logo se nota nesta primeira empreitada, onde uma digna homenagem ao centenário do compositor vanguardista César Guerra-Peixe é feita através de uma visita a suas composições de choro, atentando o público que já nos anos 60 o choro passava por avanços em sua forma e estética.

Ficha Técnica:

Grupo Picadinho da Velha:

Chico Santana – pandeiro e percussão

Diogo Nazareth – piano

Franco Galvão – violão sete cordas

Fernando Sagawa – saxofone

Eduardo Pereira – cavaco e bandolim

Arranjos: Jayme Vignoli

Direção Musical: Nailor Proveta

Convidados:

Edu Guimarães – sanfona

Nailor Proveta – Sax e Clarinete

Toninho Carrasqueira – flauta

Ouça:

https://soundcloud.com/picadinhodavelha

Serviço:

06 de agosto (quinta-feira), 20h – Teatro Municipal Castro Mendes – Centro/ Campinas

13 de agosto (quinta-feira), 20h – Sesc Piracicaba – Centro/ Piracicaba

­16 de agosto (domingo), 20h – Centro Cultural Casarão – Barão Geraldo/ Campinas

26 de setembro (sábado), 20h – Auditório do Instituto de Artes – Unicamp/ Cidade Universitária/ Campinas – Participações de Nailor Proveta e Toninho Carrasqueira

Faixa etária – livre

Ingressos – retirada de senha no local, 30 minutos de antecedência

Teatro Castro Mendes e Sesc Piracicaba – Entrada gratuita

Centro Cultural Casarão e Auditório IA – ingressos no chapéu

Contatos para agendar entrevista – Cassiane Tomilhero – 19 98259-4021

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s