Encontro Geraldo Riso

10506602_924052580944484_781177332312009360_o
A ideia nasceu do desejo de juntar palhaços de vários cantos num encontro para trocar experiências, modos de criação e provocações artísticas. Surgiu assim o Encontro Geral do Riso, que em sua segunda edição envolve nove companhias de Campinas e outras regiões do Brasil, 28 artistas e pelo menos 12 horas de palhaçada, para divertir e emocionar. O Geral do Riso, que ocorre a partir de domingo (14) a 21 de setembro,em Campinas, tem a proposta de resgatar o que há de melhor no universo do circo, com foco na figura do palhaço.

Este ano o Encontro aborda a temática do circo-teatro, trazendo dois expoentes dessa arte, os palhaços Tubinho e Biribinha, que trazem um pouco da tradição de suas famílias. Tubinho tem um histórico de sucesso com circo itinerante no Interior de São Paulo, enquanto Biribinha, de Arapiraca, Alagoas, traz toda a tradição do circo e palhaço do Nordeste brasileiro.

Participantes

O encontro é promovido pelas companhias sediadas no distrito de Barão Geraldo, a Família Burg, o Barracão Teatro, Cia Suno, Circo Caramba e Dupla Cia. Além delas, participam os grupos Turma do Biribinha, de Arapiraca (AL), Trupe Irmãos Atada, de São Paulo (SP), Cia dos Palhaços, de Curitiba (PR) e Caravana Tapioca, de Recife (PE). O evento vai se dividir entre o Centro Cultural Casarão, Sesc-Campinas e Teatro Municipal José de Castro Mendes.

Um grande cabaré de variedades com os grupos locais abre a programação desse encontro neste domingo, no Castro Mendes. Diversos números vão compor a programação do Cabaré Geral, como o palhaço Zabobrim, os números acrobáticos e de risco da Cia Suno, os musicais inusitados do Circo Caramba, as esquetes clássicas da Dupla Cia e a irreverência da Família Burg.

Grupos convidados

Trupe Irmãos Atada
De São Paulo, apresenta o espetáculo ‘Três Variando’. Sob o comando de um mágico atrapalhado e dono do circo, os três palhaços da trupe demonstram suas habilidades em números de malabares de chapéu, prato chinês, equilíbrio, telepatia, chicote, caratê e dança, sempre pelo viés do humor.

A Turma do Biribinha
De Arapiraca (AL), mostra ‘Apalhaçadamuzicada’, com música e clássicos do circo. O espetáculo foi criado a partir da linha do circo-teatro e do palhaço tradicional nordestino. Entre trapalhadas e palhaçadas, Biribinha e Pipoca desenvolvem números musicais convencionais e inusitados, com os espectadores executando músicas em instrumentos inimagináveis.

Cia dos Palhaços
De Curitiba (PR), apresenta seu ‘Concerto em Ri Maior’. O maestro e palhaço Wilson Chevchenco apresenta concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras da família e ser entendido pela plateia, já que não fala português. O concerto tem instrumentos como piano, violão, acordeom, castanholas e um coral integrado pelo público.

Caravana Tapioca
De Recife (PE), mostra ‘Cavaco e sua Pulga Adestrada’. Cavaco, um antigo dono de circo que faliu ao perder todos seus artistas, tem a sorte de encontrar Pulga Maria e reconstruir sua carreira com dela. A pulga chega de paraquedas, faz música experimental com panelas, cospe fogo, doma uma fera, é lançada do canhão, entre outras habilidades que aprendeu ao longo da carreira.

Serviço

2º Encontro Geral do Riso

De domingo (14) até 21 de setembro

Programação no Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/nº – Vila Industrial – Campinas. Telefone (19) 3272-9359)

Domingo (14), 20h: ‘Cabaré Geral’, com Barracão Teatro, Cia dos Palhaços, Cia Suno, Circo Caramba, Dupla Cia e Família Burg

Programação no Centro Cultural Casarão (Rua Maria Sampaio Reginato, s/nº – Terras do Barão – Barão Geraldo – Campinas. Telefone (19) 3287-6800)

Segunda-feira (15), 20h: ‘Três Variando’, com Trupe Irmãos Atada

Terça (16), 20h: ‘Apalhaçadamuzicada’, com A Turma do Biribinha

Sexta (19), 20h: ‘Cavaco e sua Pulga Amestrada’, com Caravana Tapioca

Sábado (20) e domingo (21), 20h — ‘Biribinha e a Noiva do Defunto’

Programação no Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim. Telefone (19) 3737-1500)

Quarta-feira (17), 20h: ‘Cabarena’, com Barracão Teatro, Caravana Tapioca, Cia dos Palhaços, Cia Suno, Circo Caramba, Dupla Cia, Família Burg, Trupe Irmãos Atada e Turma do Biribinha, com participação especial do Palhaço Tubinho

Quinta-feira (18), 20h – ‘Concerto em Ri Maior’, com Cia dos Palhaços

Domingo (21), 11h30 – ‘Lembranças do Presente’, com Turma do Biribinha, Circo Caramba e Barracão Teatro

Todos os espetáculos são abertos ao público com contribuições espontâneas no final

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s