Coletivo Casarão apresenta **18/09**

Coletivo Casarão apresenta:

Inauguração simbólica da sala de apresentações do Centro Cultural Casarão do Barão e sua gestão coletiva.

18 de setembro de 2011, a partir das 17:00h

Atividades culturais programadas:

17:00h as 18:00h

Cortejo Artístico pelas ruas da Vila Holândia e Terras do Barão. Presença dos grupos participantes do Coletivo Casarão e convidados

18:00h as 19:00h

Exibição de curtas. Lançamento no Casarão do ciclo de doumentários “Os Fazedores-Poéticas contemporâneas” (Unicamp/UFRN)

Plantio Marco Zero de atuação do Coletivo Casarão

Inauguração simbólica da sala de apresentações

19:00h as 21:00h

2° Show Arreuní com Déa Trancoso, Carol Ladeita, João Arruda e Marcelo Falleiros *Ingressos no chapéu*

Promoção: Coletivo Casarão. Em defesa das Casas de Cultura de Campinas. https://centroculturalcasarao.wordpress.com

Local: Centro Cultural Casarão do Barão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato.s/n. Terras do Barão. Km 15 da Estrada da Rodhia. Tel 3287-6800

Arreuní propõe mais um encontro emocionante de vozes e violas

Por: Susana Dias

Arreuní sonhos, amigos, violeiros, cantadores como se tocassem em volta de uma fogueira numa noite de luar. Uma proposta descontraída e aconchegante que o projeto Arreuní coloca em cena neste domingo, 18 de setembro, no Centro Cultural Casarão do Barão. O público será presenteado desta vez com o encontro entre as cantoras Déa Trancoso e Carol Ladeira, o violeiro João Arruda e o violonista Marcelo Falleiros. A cantoria começará às 19:00 e promete emocionar e transportar o público para outros universos até as 21:00.

Um encontro imperdível entre quatro grandes nomes da música brasileira: a força e doçura da voz de Déa Trancoso, que já lançou três discos e prepara agora o lançamento de “Serendipity”, que traz parcerias com Chico César, Badi Assad e Rogério Delayon, e “Flor de Jequi”, que terá o violonista Paulo Belinatti como convidado especial, ambos pela TUM TUM TUM Discos; a voz e o ritmo fenomenais de Carol Ladeira, que integra os grupos Quinteto Coloquial e CantaVento e lançou em 2009 seu primeiro CD, “Quitanda”, cujo foi show foi contemplado este ano com o Edital ProAc, de Circulação de Espetáculos Musicais pelo estado de São Paulo; as cantigas e melodias de João Arruda que, em voz e viola, entoa e ressoa os grandes mestres e foliões nas músicas que aprendeu e que compõe; e Marcelo Falleiros, com sua ampla experiência de atuação em grupos musicais e na composição de trilhas para espetáculos e filmes.

O projeto Arreuní, proposto por João Arruda, já “arreuniu” outros grandes nomes: Levi Ramiro, Cláudio Lacerda, Paulo Freire e João Arruda na Cooperativa Brasil em maio de 2011; e Pereira da Viola, Dércio Marques, Paulo Freire, Noel Andrade e João Arruda, no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em julho de 2011.

Uma grande novidade do dia 18 é que o projeto vai Arreuní também outras forças, cantos, danças e toques em prol do Centro Cultural Casarão do Barão. As palavras do poeta Chico Maranhão, que deram o nome ao projeto Arreuní, parecem que já cantavam esse encontro: “Antonce se a gente veve lutando, antonce a gente deve se arreuní, antonce se a gente veve cantando, vale mais, vale mais…”. O show acontece como parte de um grande evento organizado pelo Coletivo Casarão, que surgiu após intenção da prefeitura de Campinas de doação deste espaço público de cultura para criação de um clube privado. O Coletivo é formado por artistas, arte-educadores, moradores do entorno e tem por objetivo agregar pessoas interessadas em consolidar o Casarão do Barão como Centro Cultural.

Desde as 17:00 horas a movimentação será intensa no Casarão do Barão. Estão programados: um cortejo com artistas que fazem parte do Coletivo Casarão; um plantio que simboliza o marco zero do Coletivo; uma mostra de curtas, parte do projeto “Os Fazedores – poéticas contemporâneas” promovido pelo Labjor-Unicamp e UFRN. Às 19:00 começará o show do Arreuní com a inauguração simbólica da sala de espetáculos do Centro Cultural Casarão do Barão. Mais detalhes da atuação do coletivo no blog:

https://centroculturalcasarao.wordpress.com

Anúncios

2 comentários sobre “Coletivo Casarão apresenta **18/09**

  1. Pessoal, creio que essa visita do prefeito abre um importante precedente para que ele e o secretário também visitem o Casarão e conversem com o Coletivo.

    >> “Tenho a mesma crença que o prefeito Toninho, a manutenção dos espaços também de responsabilidade da prefeitura” disse Otávio.

    Prefeito de Campinas visita a Casa de Cultura Fazenda Roseira

    Atendendo as reivindicações da atual gestão e parceiros da casa de cultura fazenda roseira, o prefeito de Campinas Demétrio Vilagra, visitou juntamente com os secretários de comunicação, Otavio Antunes, e o de cultura, Bruno Ribeiro. A fazenda Roseira, uma casa de cultura afro-brasileira, foi alvo de três furtos no período de quinze dias e enfrenta constantes problemas na questão do fornecimento da energia elétrica.
    O prefeito propôs uma roda de conversa para ouvir as demandas e considerações da comunidade e a atual coordenadora dos projetos da casa de cultura Fazenda Roseira, Alessandra Ribeiro, apresentou oralmente as ações desenvolvidas e as solicitações emergências como o restabelecimento da energia elétrica e do funcionamento da água. “É importante saber que temos um prefeito bem sensível a causa e que nos ouve” disse Alessandra Ribeiro.
    Após ouvir as considerações de todos os presentes, o prefeito disse que se identifica com a questão da cultura afro-brasileira e que tentará resolver os problemas, dando agilidade aos emergenciais. O secretário de cultura Bruno Ribeiro defendeu que a fazenda fosse de responsabilidade da pasta da cultura, pois a manifestação cultural é bastante presente. “Quando assumi a pasta, a fazenda Roseira já estava na pauta de conversa com o prefeito” disse o novo secretário.
    Para o secretário de comunicação, Otavio Antunes, a questão tem que ser resolvida juntamente com o poder público, de forma que legitime a gestão para que ao passar dos anos o espaço continue atendo as demandas solicitadas. “Tenho a mesma crença que o prefeito Toninho, a manutenção dos espaços também de responsabilidade da prefeitura” disse Otávio.
    Foram levantados os seguintes encaminhamentos, a ligação da energia e da água, e a resolução de qual secretaria ficará com a gestão do espaço. O prefeito se comprometeu iniciar o processo de resolução das questões. “Sei que não vamos conseguir resolver todos os problemas, mas tentaremos resolver os mais emergenciais” disse o prefeito Demétrio Vilagra.

  2. O Fórum de Cultura está interessado no assunto. Ver ítem (b) da pauta sugerida. Não sei qual a posição deles. Acho que seria interessante se alguém do Coletivo participasse da reunião da próxima terça.

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: jlpg
    Para: jlpg
    Enviadas: Quarta-feira, 14 de Setembro de 2011 12:31
    Assunto: solicitações de pauta do Forum de Cultura de Campinas para reunião do Conselho Municipal de Cultura

    Para seu conhecimento a Executiva do Forum está encaminhando cópia de correspondência eletrônica enviada nesta data à secretaria do Conselho Municipal de Cultura –

    Para
    Angela D´Ottaviano
    Secretária do Conselho Municipal de Cultura

    O Forum de Cultura de Campinas solicita que a próxima reunião do Conselho Municipal de Cultura (próxima 3ª feira) aprecie os seguintes itens de pauta:

    a – FICC
    b – casas de cultura – situação legal das ocupações atuais;
    c – plano de ação cultural da atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura.
    d – entrega oficial do anteprojeto do Plano Municipal de Cultura aprovado em assembléias do Forum de Cultura de Campinas.
    e – análise do edital para ocupação da Estação Cultura
    f – ativação da comissão de legislação cultural já aprovada em reunião de Conselho.
    g – inscrição da Secretaria Municipal de Cultura no Fundo Nacional de Cultura.

    joão luiz
    secretário do Forum de Cultura de Campinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s